EnglishPortugueseSpanish

Noticias/Informações

Categoria

Empresa

Informações

Soldadura

COMO FABRICAR UM SUPORTE DE GARRAFAS E COPOS

Jan 31, 2023 | Curiosidades

Decidimos fazer um mini projeto desde um suporte para garrafas fabricado com recurso a máquina laser. Vamos descrever todo o processo, aplicando-se portanto o processo chave na mão.

Conforme o que o cliente pretenda, pode adquirir este suporte finalizado, ou pode apenas necessitar de um dos nossos serviços. Estamos à disposição para concretizar a ideia do cliente, quer estejamos envolvidos na totalidade ou em parte no projeto.

O conceito para o suporte de garrafas

Este projeto contempla um suporte para garrafas e copos. Este começou com um esboço, embora sujeito a alterações por ser um desenho muito superficial que idealiza o projeto.

Este foi crucial para definir o material a usar no suporte para o conseguirmos concretizar, nomeadamente em relação a quantas garrafas suportaria, a posição das garrafas e onde enquadraríamos o suporte para os copos. A VM Laser efetua corte laser nos seguintes materiais: ferro, alumínio, inox, cobre, galvanizado e latão.

O esboço foi feito pela nossa equipa de design, no entanto, se o cliente nos fornecer um esboço em papel ou ficheiro de imagem, nós tratamos do resto. Conseguimos informatizar a ideia do cliente até ao produto acabado. Aceitamos ficheiros com a extensão .IGES, .STEP, .DXF, .DWG, .AI, .EPS ou .SVG. Os nossos designers gráficos/técnicos estão capacitados para passar o desenho para formato vetorial, no caso dos desenhos que nos são entregues e não estejam nesta configuração.

Esboço de suporte de garrafas e copos com corte laser

Do desenho técnico à produção

Feito o esboço do suporte, seguiu-se o desenho técnico. Decidimos fazer uma abertura circular em cada lateral do suporte para suportar mais uma garrafa. A abertura que suporta o gargalo tem um círculo mais pequeno do que a abertura que suporta a base. Assim, conseguimos colocar mais uma garrafa, sendo este suporte para três garrafas e quatro copos. Planeou-se o corte e as restantes características técnicas, nomeadamente as quotas. Decidiu-se que a matéria-prima a usar seria ferro decapado com espessura de 2 mm. Desta forma, o modo Smart Cut foi o método de trabalho usado pela nossa máquina de corte laser, por ser o programa aplicável a espessuras inferiores a 5 mm.

Desenho técnico de suporte de garrafas e copos com corte laser
Desenho técnico de suporte de garrafas e copos com corte laser

Produção do suporte com corte laser

No nosso processo de corte laser existem duas mesas de corte: uma para suportar o material cortado, e outra que recebe o material a ser cortado.

A estabilidade e a delicadeza do feixe de luz resultam num corte perfeito da peça. A produção foi feita à medida e a velocidade de execução do corte foi rápida, tal como impõe a nossa máquina.

De modo a juntar as peças para conseguirmos o produto final, o suporte para garrafas, foi feita a soldagem. O soldador teve de ter precaução com a uniformidade da solda para o suporte não ficar com defeito.

Suporte de garrafas e copos com corte laser
Suporte de garrafas e copos com corte laser

Mostramos nas fotos acima o primeiro suporte concluído. Com este modelo finalizado, reparámos que seria necessário fazer algumas alterações de forma a melhorar o produto.

Apontámos as seguintes alterações:

  • A travessa de reforço colocada na horizontal, na parte inferior do suporte, passaria a ter formato V invertido, melhorando o reforço do suporte.
  • Aprofundar as aberturas que servem para assentar o gargalo da garrafa, com a finalidade de ter a parte superior da garrafa mais baixa do que a parte inferior. Assim, o vinho está sempre em contacto com a rolha, ficando esta húmida e evitando a entrada de oxigénio. O objetivo é a conservação do vinho após a sua abertura

Começámos por retificar o esboço e o desenho técnico, para posteriormente passarmos à fabricação do suporte, apresentado nas fotos abaixo:

Suporte de garrafas e copos com corte laser
Suporte de garrafas e copos com corte laser

Efetuados os ajustamentos estabelecidos, reparámos num pormenor que determinámos que acrescentaria valor ao suporte:

Reduzir a largura do suporte em 10 mm. Desta forma, não há risco da parte inferior das garrafas tocarem na base dos copos, perante algum descuido.

Suporte de garrafas e copos com corte laser
Suporte de garrafas e copos com corte laser
Suporte de garrafas e copos com corte laser

Acima apresentamos o resultado final, que concluímos após duas alterações, consideradas convenientes. Consideramos que o suporte de garrafas e copos ficou elegante e prático.

Dar cor ao projeto

Como serviço complementar ao corte laser, recorremos ao nosso sistema de pintura fazendo desta forma o acabamento final do suporte. Pelo facto da nossa linha de lacagem ser eletrostática, a qualidade da pintura permite que o suporte fique protegido das potenciais reações químicas ou mecânicas que possam danificar a sua composição. Esta fase é imprescindível porque desengordura, limpa e protege o suporte, remove os excessos e faz uma lavagem final. Por último, foi feita a cura da tinta em forno aquecido.

Suporte de garrafas e copos com corte laser
Suporte de garrafas e copos com corte laser
Suporte de garrafas e copos com corte laser

A referência usada no suporte foi RAL 9005 TXT. De entre as várias cores que a VM Laser dispõe, escolhemos usar a cor preta. A seleção desta cor deve-se ao facto de se enquadrar em qualquer divisão da casa e por ser uma cor que transmite prestígio e elegância.
Cada suporte de garrafas fabricados com recurso ao corte laser da forma descrita acima pesa cerca de 2,5 Kg.

O cliente pode escolher outros materiais, cores – pode ser multicolor, e outros tipos de superfície. A nossa máquina de laser permite cortar também diferentes materiais refletores, assim, o cliente pode escolher determinadas características, em função do seu gosto pessoal.
Neste processo não foi necessário recorrer à quinagem, porém, caso o cliente pretenda o suporte com mais de uma cor, este será o método usado, substituindo assim a solda.

Suporte de garrafas e copos com corte laser

Flexibilidade de produção deste suporte para garrafas

Registado o processo na nossa base de dados, facilmente se volta a produzir este artigo, variando pelo número de unidades pretendidas, ou pormenores do suporte.

O cliente pode optar por um suporte para uma maior ou menor quantidade de copos. O cliente também pode preferir um design com algum desenho específico, ou em vez das laterais que contêm apenas as aberturas circulares para colocar as garrafas, ou algum logótipo. Conseguimos adaptar e personalizar a fabricação destes suportes para garrafas fabricados com recurso a máquina laser, de acordo com o pretendido.

Para concluir este projeto chave na mão, são feitos o embalamento e a expedição dos suportes. Estas tarefas são atribuídas ao nosso departamento de logística. O cliente pode receber o seu artigo em casa sem ter de se deslocar até às nossas instalações. Esta opção é acordada quando se realiza o orçamento.

Os suportes para garrafas são protegidos individualmente com filme para evitar que se risque durante o transporte. Posteriormente são colocados em caixotes de papelão para serem enviados para o cliente. Podemos também entregar o produto diretamente no cliente final sem quaisquer referências à nossa empresa.